ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
O que é a temida falha de San Andreas e por que ela preocupa tanto a Califórnia?
Figura: Falha de San Andreas.
Fonte: http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap001207.html. Acesso em: 12 fev. 2020.
Cada vez que a Califórnia registra um terremoto, uma pergunta volta a ser feita: será que estamos mais perto do The Big One (O Grande)?
Trata-se do esperado megaterremoto potencialmente devastador que, em algum momento, pode atingir o oeste americano a partir de uma gigantesca e famosa rachadura chamada falha de San Andreas - resultado da movimentação de duas placas tectônicas que trazem instabilidade sísmica à região.
A Califórnia é uma região propensa a terremotos, uma vez que está sobre uma série de rachaduras da crosta terrestre, onde placas tectônicas se encontram e se movimentam.
Essa movimentação das placas fez surgir uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas. O atrito entre essas duas placas tectônicas é responsável por frequentes tremores na Califórnia, classificada como uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.
San Andreas é a maior dessas rachaduras e, potencialmente, a mais perigosa por marcar o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta.
San Andreas tem, aproximadamente, 1,3 mil quilômetros de extensão e delimita placa tectônica norte-americana e a placa do Pacífico. O deslizamento entre as placas causa grande instabilidade em todo o estado da Califórnia, e foi a principal causa do violento terremoto que abalou a cidade de São Francisco em 1906.
E sobre essas placas estão enormes centros urbanos, entre eles Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos EUA, e San Diego, com 38 milhões de habitantes.
Trecho disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48894615. Acesso em: 12 fev. 2020.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) Os terremotos conhecidos também como abalos sísmicos são tremores passageiros que ocorrem na superfície da crosta terrestre.
PORQUE
II) As placas tectônicas ao se movimentarem esbarram-se uma às outras, gerando ondas que percorrem as camadas da crosta até atingir a superfície, ocasionando a movimentação da camada mais externa do solo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.