ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


Leia um fragmento do texto de abertura da Unidade I, do volume 6, que compõe o material do Curso Técnico de Formação  para os Funcionários da Educação – Profuncionário - Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público.

Você, funcionário de escola pública, vivencia todos os dias práticas educativas significativas na vida de nossas crianças, adolescentes e adultos. É a sirena que toca, é a fila de entrada, é a merenda gratuita, é a sala arrumada desta ou de outra forma, é o início ou fim do bimestre, é a reprovação... O que talvez você não saiba é que tudo que acontece na escola está ligado, tem origem em diferentes concepções teóricas e metodológicas que permeiam a administração ou gestão educacional. Nesta unidade, vamos estudá-las, assim como as teorias e tendências que explicam as formas de organização e funcionamento de outras instituições sociais.

Discutir a administração ou gestão escolar nos leva à discussão acerca do conceito de administração em geral e, também, a compreender a história da gestão, pois as transformações econômicas e tecnológicas, bem como os princípios, funções e maneira de gerir interferem nas práticas sociais e educacionais.

Fonte: Dourado, Luís Fernandes. Gestão da Educação Escolar. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/06_gest_edu_esc.pdf Acesso em: 14 fev. 2019.

 

O autor, produtor do texto, utiliza algumas estratégias discursivas importantes para envolver o leitor, conduzindo de forma positiva a recepção do texto para maior engajamento no Curso de formação em serviço. Sobre essas estratégias discursivas, analise os itens, a seguir, identificando quais foram utilizados pelo escritor:

I – Uso do pronome de tratamento “você” já estabelecendo, de início, uma relação de intimidade e aproximação com o leitor.

II – A afirmação de que todos os dias esse leitor/funcionário público vivencia práticas significativas, ou seja, demonstra uma imagem positiva do trabalho desse educador.

III – O uso do pronome possessivo na primeira pessoa do plural -  “nossas crianças” coloca o autor na mesma situação vivenciada, portanto ambos têm algo em comum, são educadores.

IV – A descrição do cotidiano escolar demonstra que o autor não fala como quem está de fora daquela realidade, mas como quem vive, conhece e, por isso, pode e sabe falar sobre esse território.

V -  O uso do verbo “vamos estudá-las” e do pronome pessoal oblíquo “nos leva”  na primeira pessoa do plural, coloca o autor no mesmo lugar que o funcionário, ambos serão aprendizes, ou seja, o autor não demonstra superioridade em relação ao leitor.

 

Assinale a opção cujos itens sejam estratégias discursivas utilizadas pelo autor do texto:




  • I, IV, V, apenas.

  • I, II, III, IV, V.

  • II, III, IV, V, apenas.

  • I, II, III, apenas.

  • I, III, IV, V, apenas.