ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


(ENADE 2017 – adaptação). Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez bilateral. Ele é fluente na língua brasileira de sinais, tem potencial cognitivo elevado, porém apresenta dificuldade na compreensão de leitura e escrita na língua portuguesa. O aluno necessita de constante interferência e auxilio da professora para realizar as atividades.

Disponível em: <http://www.cepae.faced.ufu..br>. Acesso em: 7 jul 2017 (adaptado).

 

Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, analise afirmativas a seguir:

I - A abordagem educacional por meio do bilinguismo visando capacitar a pessoa surda a aquisição de duas línguas: a língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte.

II - A escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando a língua de sinais com primeira língua e de fácil acesso.

III - O atendimento educacional especializado, priorizando o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a inclusão das pessoas surdas na sociedade.

IV - O ensino da língua brasileira de sinais após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • I e III.

  • II e III.

  • I, II e IV.

  • II, III e IV.

  • I e IV.