ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
A construção do projeto político-pedagógico é um caminho de consolidação da democracia, identidade e autonomia de nossas escolas na busca por uma educação de qualidade. Essa ação exige o envolvimento e participação de toda a comunidade escolar.
Para que isso possa acontecer de forma legítima, são criados os órgãos de gestão, que de acordo com Veiga, (2001, p.115) “garantam, por um lado, a representatividade e, por outro, a continuidade e consequentemente a legitimidade”. Esses órgãos são: o conselho escolar ou colegiado, o conselho de classe, a associação de pais e mestres e o grêmio estudantil.
Agora, leia abaixo, o relato de uma situação vivenciada em uma escola pública:
A Escola Municipal Capitães da Areia, buscando sempre uma educação de qualidade, tem modificado sua forma de gestão. Ampliou e estreitou as relações com a comunidade da qual faz parte, o conselho escolar tem sido convidado a participar não só das decisões administrativas e financeiras, mas tem também ajudado em relação à frequência e aproveitamento dos alunos. Os alunos, professores, gestores, pais e demais funcionários da escola, são convidados para ajudarem a resolver, quando aparece algum problema na escola, para que possam juntos, encontrar a melhor solução.
Este ano, de acordo com as normas municipais, haverá eleição para o Conselho Escolar que atuará a partir do próximo ano.
Analise as proposições abaixo. De acordo com as reflexões apresentadas, a gestão da Escola Municipal Capitães da Areia está:
I. de acordo com a LDB 9.394/1996, pois tem um conselho escolar atuante, com participação comunitária;
II. de forma equivocada, pois envolve alunos e funcionários nas decisões pedagógicas e administrativas;
III. em desacordo com a LDB 9.394/1996, pois permite que pessoas de fora da escola interfiram em sua gestão;
IV. em consonância com as concepções democráticas de gestão, pois redefine os membros do conselho por meio de eleições periódicas.
Está correta a seguinte alternativa: