ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
(ENADE – 2011/ com adaptações)
O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.)
Considerando que, para desenvolver sua prática pedagógica no dia a dia da sala de aula, no que diz respeito a cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos.
Abaixo apresentamos algumas afirmações que se referem a conhecimentos e domínios esperados pelo professor em sua prática pedagógica, avalie quais afirmações se referem a esses conhecimentos.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que pela qual é responsável, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de boas provas objetivas, pois essas se configuram como instrumentos de avaliação, qualiquantitativos, precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los e adequá-los conforme a natureza dos conteúdos a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, pois é ele que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em: