ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
“[...]. Dentre tantas atividades, a que eu mais gostava de rever era a parte da sala de aula. Não sei por que, mas adorava me observar sentado ali, na primeira carteira da fila, às vezes concentrado, às vezes conversando com o colega de trás. Essa visão recorda-me também um fato triste acontecido naquela época: uma colega de classe acabou perdendo a vida com apenas 6 anos de idade, e o pior é que a doença que supostamente havia tirado-lhe a vida era a mesma que havia sido diagnosticada em mim, pouco tempo antes. Foi a primeira vez em que tive que lidar com a morte, porém, como não a conhecia muito bem, acho que não senti muito a perda. ”[...] (FERREIRA, EntreVer, Florianópolis, v. 01, n.01, p. 23-28, 2011).
A partir do fragmento acima, retirado do texto, Memórias da Escola, de Ferreira, 2011, podemos relembrar de nossos estudos sobre a sala de aula: o espaço de convivência. Reflita sobre ele e analise as asserções abaixo:
O professor não deve desconsiderar a densidade afetiva vivida em sala de aula, pelo contrário, deve aproveitar essas experiências relacionando-as com as atividades escolares e com os conteúdos estudados, transformando a sala de aula em espaço de vivências.
PORQUE
Ao falarmos de espaço de vivências, estamos pensando na realidade de cada aluno e tudo aquilo que dá sentido à sua vida: suas ideias, crenças e valores, suas relações no bairro, no seu grupo de amigos, etc. É a partir desse entendimento que o professor deve proporcionar situações em que o mundo externo possa permear, ganhar significado e ultrapassar o espaço da sala de aula.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta: