ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire

... uma democracia participativa amplia e aprofunda a perspectiva do horizonte político emancipador da democracia. Isto é: uma democracia em que todos os cidadãos, como sujeitos históricos conscientes, lutam pelos seus direitos legais, tentam ampliar esses direitos, acompanham e controlam socialmente a execução desses direitos, sem deixar de cumprir, em contrapartida, os deveres constitucionais de todo cidadão.

Nessa perspectiva, ser cidadão, como dizia Paulo Freire, é o ser político, capaz de questionar, criticar, reivindicar, participar, ser militante e engajado, contribuindo para a transformação de uma ordem social injusta e excludente.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf Acesso em: 15 ago. 2017 (Adaptado)

 

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. A construção de uma escola pública democrática, na qual a participação efetiva se faça uma realidade constante, requer a consolidação e a atuação consciente dos diferentes órgãos colegiados. Nesse sentido, o Colegiado Escolar tem papel decisivo na democratização da educação.

PORQUE

II. Ele é um importante espaço de democratização, visto que reúne representantes de todos os membros da comunidade escolar (diretores, professores, funcionários, estudantes, pais) para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola, ou seja, tudo o que acontece, permeia e envolve o ensino desenvolvido pela escola.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições falsas.