ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb. Acesso em: 14 fev. 2019.
Confira os resultados do IDEB de 2005 a 2017 e as projeções estipuladas em forma de metas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio:
Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=302681. Acesso em: 10 fev.2019.
Após a leitura atenta dos resultados tanto do IDEB Observado, quanto das Metas a serem atingidas em cada nível de ensino da Educação Básica, assinale a opção cuja interpretação e análise estejam pertinentes com os dados apresentados pelo Saeb e Censo Escolar: