ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA


IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb. Acesso em: 14 fev. 2019.

 

Confira os resultados do IDEB  de 2005 a 2017 e as projeções estipuladas em forma de metas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio:

 

Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=302681. Acesso em: 10 fev.2019.

 

Após a leitura atenta dos resultados tanto do IDEB Observado, quanto das Metas a serem atingidas em cada nível de ensino da Educação Básica, assinale a opção cuja interpretação e análise estejam pertinentes com os dados apresentados pelo Saeb e Censo Escolar:




  • Os maiores desafios em relação às metas do Ideb são do Ensino Médio e é bom reforçar que tal desafio é responsabilidade somente desse nível de ensino, já que o Ensino Fundamental, ano após ano, supera as metas e os alunos chegam ao Ensino Médio com os pré-requisitos necessários para obtenção do sucesso nos estudos.

  • As maiores projeções em metas atingidas, isto é, já concluídas são as do Ensino Médio, o que nos ajuda a compreender que nesse nível de ensino a qualidade da educação ofertada melhorou muito, superando o que era esperado, por isso, o aumento dos índices de matrícula em todas as Universidades do país.

  • Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram os mais bem-sucedidos no alcance das metas, uma vez que em dez anos todas as escolas públicas da rede estadual e municipal atingiram as projeções almejadas e, embora por menor intervalo de tempo, as escolas da rede privada também conseguiram chegar aos resultados pretendidos.

  • As escolas públicas, estaduais e municipais, são as que possuem menor Ideb, por isso nunca atingem as metas almejadas. Essa realidade demonstra o quanto é necessário redimensionar o trabalho pedagógico para alcançar melhores índices e mudar essa condição desfavorável da escola pública quando comparada à escola particular.

  • As escolas privadas, por terem as maiores notas do Ideb, são as mais tranquilas em relação às metas a serem atingidas, portanto não carecem de melhorar a qualidade na oferta do ensino para atingirem os resultados, porque isso acontece de forma natural, como efeito dominó - o que é bom, a cada ano, melhor se tornará.