ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


O sistema hidrovascular, exclusivo dos equinodermos, consiste de canais e apêndices da parede corporal. Segundo Barnes e Ruppert (1996, p.906) como o sistema inteiro deriva do celoma:

os canais encontram-se revestidos com um epitélio ciliado e preenchidos com fluido. O sistema hidrovascular encontra-se bem desenvolvido nas estrelas-do-mar e funciona como um meio de locomoção. Os canais internos do sistema hidrovascular conectam-se ao exterior por meio do madreporito em forma de botão na superfície aboral. A superfície do madreporito é enrugada com muitos sulcos recobertos pelo epitélio ciliado da superfície corporal. O fundo de cada sulco contém muitos poros que se abrem em canais de poros que passam descendentemente por meio do madreporito. Os canais de poros finalmente levam ao interior de um canal pétreo vertical, que desce até o lado oral do disco. O canal pétreo é assim chamado devido aos depósitos calcários em suas paredes. Ao atingir o lado oral do disco, o canal pétreo junta-se com um canal circular (o canal anelar) imediatamente no lado interno dos ossículos que circundam a boca.

Em relação ao sistema ambulacrário, também conhecido por sistema ambulacral ou sistema hidrovascular, pode-se afirmar que esse conjunto de estruturas exerce as seguintes funções nos equinodermos:

 

 





  • locomoção /alimentação.

  • respiração / mastigatória ou trituradora.

  • reprodução /alimentação.

  • locomoção /reprodução.

  • respiração / hormonal.