ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


A especiação denominada simpátrica ocorre quando uma mudança no nicho ecológico de uma espécie determina a diminuição do fluxo gênico entre os indivíduos, sem que ocorra necessariamente a formação de uma barreira geográfica. Levando em consideração o conceito de especiação simpátrica, analise as afirmativas abaixo:

 

I) A fêmea de uma determinada espécie de inseto deposita seus ovos em uma planta específica A, e os machos e fêmeas que ali eclodem, quando adultos, retornarão à mesma espécie de planta em que nasceram para se reproduzir. No entanto, com o passar do tempo uma nova espécie de planta B passou também a ser alvo de deposição de ovos, de tal forma que os insetos que nascessem na planta A só se acasalariam na planta A e os insetos nascidos na planta B só se acasalariam na planta B. Tal fato, com o passar dos anos, provocou o aparecimento de modificações morfológicas, fisiológicas e comportamentais entre os insetos que passaram a nascer e se acasalar em plantas diferentes.

 

II) Indivíduos de uma espécie que habitavam um vale passaram a sofrer com intensas chuvas diárias. Após um tempo, houve a formação de um curso d’água no local que dividiu a população em duas porções. Após um tempo de isolamento, os indivíduos das duas porções adquiriram características morfológicas, fisiológicas e comportamentais distintas, caracterizando o surgimento de uma nova espécie a partir de uma pré-existente.

 

III) Um pequeno grupo de insetos, componentes de uma grande população que habitava um deserto, se dispersou para um local longínquo, interrompendo o fluxo gênico com os indivíduos que ficaram no deserto. Com o tempo, devido a adaptação ao novo local, modificações morfológicas, fisiológicas e comportamentais surgiram entre o grupo que ficou e o grupo que migrou, determinando a formação de uma nova espécie.

 

O(s) exemplo(s) que demonstra(m) uma especiação do tipo simpátrica está(estão) contida(s) em:




  • III, apenas.

  • I, II e III.

  • II, apenas.

  • I, apenas.

  • I e II, apenas.