RECRUTAMENTO E SELEÇÃO


Existem vários modelos de planejamento de Recursos Humanos; alguns são genéricos e outros são específicos para determinados setores. O modelo baseado no fluxo de pessoal:




  • Preconiza que as necessidades de pessoal dependem da procura estimada do produto (no caso de indústria) ou do serviço (demais empresas).

  • Utiliza  mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento a partir de uma representação visual de qual colaborador pode ser substituído por outro na eventualidade de uma possível vaga futura na organização.

  • É um modelo sistêmico e abrangente de pessoal, caracterizado por variáveis intervenientes como: volume de produção planejado; mudanças tecnológicas que alterem a produtividade de pessoal; condições de oferta e procura no mercado e comportamento de compra da clientela; planejamento de carreiras dentro da organização.

  • Escolhe um fator estratégico (nível de vendas, volume de produção, plano de expansão) para cada área da empresa; estabelece níveis históricos (passado e futuro) para cada fator e determina os níveis futuros de mão de obra mediante os dados históricos levantados no fator estratégico.

  • Caracteriza-se pela previsão das necessidades de pessoal a partir de um levantamento histórico e acompanhamento de entradas, saídas, promoções e transferências de colaboradores.