GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL


Segundo os estudos sobre as regiões geoeconômicas do Brasil, nota-se que existem diferentes formas e critérios de se propor uma divisão regional. Um tipo de regionalização mais atual é a proposta de Milton Santos e Maria Laura Silveira, que divide o país em quatro partes. Com base nessas informações e seus estudos sobre o assunto, julgue-as em verdadeiras ou falsas e em seguida, marque a alternativa correta:

 I. Os complexos regionais e os quatro brasis se assemelham por seguir os limites político-administrativos dos estados e por não considerar fronteiras naturais em suas divisões.

 II. Milton Santos e Maria Silveira dividem o Brasil em quatro partes, sendo elas representadas por uma Região Concentrada, Região Amazônica, Região Centro-Oeste e Região Nordeste.

III. De acordo com a divisão feita por Santos e Silveira, o Centro-Oeste possui como característica uma baixa densidade populacional e técnica.

IV. A Região Concentrada envolve os estados do Sul e Sudeste do Brasil, apresentando como características a maior infraestrutura do país em transportes, indústria e serviços.

V. A Região do Nordeste segundo ainda os autores, apresenta uma agricultura moderna e bastante articulada com o comércio externo, possibilitando nos últimos anos um grande crescimento econômico.

A alternativa correta está contida em:





  • III, IV, V. 

  • I, V. 

  • I, II, III, IV, V, 

  • II, IV, V. 

  • II, IV.