FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E DE TRÁFEGO


O avanço da TI – Tecnologia de Informação nos últimos anos vem permitindo as empresas executar operações expressivas, para o transporte rodoviário de cargas. Sobre os módulos principais é possível afirma que:




  • O planejamento é caracterizado pelo módulo roteirizador, utiliza mapas digitalizados, permite a identificação de restrições e alternativas de trajetos.

  • O controle, módulo de Gerência de Transportes, possibilita a localização e comunicação do veículo de transporte.

  • O controle atende a dois aspectos:

    Operações logísticas: controle de tráfego entre ciclos operacionais, tempos de carga e descarga, tempos de parada do motorista, solução online de problemas de manutenção, controle da temperatura do baú e integração com roteirizadores para indicar desvios;
    Segurança: possibilita o acompanhamento para viagem, carregando, viagem e/ou pátio. Evita roubo e possibilitar a localização e recuperação da carga ou veículo existem diversos sensores com tal finalidade, como: portas da cabine e baú, ignição, bloqueador de combustível engate, etc.

  • O acompanhamento permite ao usuário visualizar e controlar todas as operações e custos de forma integrada.

  • O planejamento permite o cadastro de transportadoras e tabelas, cálculo dos fretes, valores provisionados para conferência, relatórios de desempenho das transportadoras, simulações e disponibiliza informações para divulgação via Internet.