PALEONTOLOGIA


Leia o texto - Viajando pelo campo e pelas coleções: aspectos de uma controvérsia paleontológica, correlacione as informações com o questionamento abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

Viajando pelo campo e pelas coleções: aspectos de uma controvérsia paleontológica

No caso específico das Ciências paleontológicas, uma área de conhecimentos configurada ao longo do século XIX, Rudwick (1987, p. 12) considerou difícil imaginar sua construção sem o estabelecimento da tradição de preservação dos museus. A importância dos museus não é um sinal de imaturidade da ciência, uma indicação de uma fase ‘descritiva’ ainda não completamente desenvolvida: pelo contrário, os museus são necessariamente uma característica central da atividade do estudo dos fósseis, originada pela natureza inerente do material. Na Europa, a Paleontologia de fato se assentou muito bem nas estruturas dos grandes museus de história natural existentes, que aliás ajudou em muito a ampliar. Nos Estados Unidos, particularmente no final do século XIX, Edward Drinker Cope (1850-97) e Othoniel Charles Marsh (1831-93), dois eminentes paleontólogos e construtores de museus, tornaram a Paleontologia de vertebrados uma atividade de tal modo cara que poucos indivíduos ou instituições puderam sustentar escavações, transporte, investigações, montagem de coleções, no mesmo nível. 

No Brasil, a Paleontologia se institucionalizou no Museu Nacional do Rio de Janeiro, embora a ausência dos grandes esqueletos montados de mamíferos sul-americanos fosse sempre lamentada por seus diretores e atribuída à falta de recursos suficientes. Ihering, a princípio funcionário do Museu Nacional do Rio de Janeiro, depois diretor do Museu Paulista, tendo neles desenvolvido seu trabalho, também inovou em termos de concepções de museus. Apoiado em suas viagens pelo mundo dos museus europeus, fez sua tipologia dessas instituições e concebeu o Museu Paulista como um museu sul-americano, especializado em moluscos fósseis e viventes, porque seus próprios trabalhos abarcavam dimensões continentais (LOPES, 1997).

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v8s0/a05v08s0.pdf. Acesso em: 15 out.2016.

A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis e a preservação das partes duras do esqueleto dos organismos, sem alteração de seu molde original pode ocorrer por: (i) incrustação; (ii) permineralização e (iii) concreção. Na concreção:




  • a maioria dos constituintes voláteis escapam durante a decomposição, restando o carbono. Neste caso, o fóssil é escuro devido à presença do carbono preservando a forma do organismo.

  • componentes eliminados durante a decomposição podem atrair algumas substâncias fazendo com que fiquem aderidas no organismo formando nódulos como, por exemplo, a amônia produzida na decomposição faz com que haja precipitação do bicarbonato de cálcio dissolvido na água.

  • um mineral recobre a superfície do animal formando um envoltório ao redor.

  • a maioria dos constituintes voláteis escapam durante a decomposição, restando o oxigênio. Neste caso, o fóssil é escuro devido à presença desse gás, que preserva a forma do organismo.

  • as partículas que formam o sedimento em volta do organismo o penetram preenchendo as suas cavidades.