PALEONTOLOGIA


Qual é o fóssil humano mais antigo?

Há controvérsias. Quanto ao mais famoso desse time não restam dúvidas: é uma mocinha de 20 anos e 1,20 metro de altura, provavelmente morta por um crocodilo, e que passou cerca de 3,2 milhões de anos sob as areias da Etiópia até ser descoberta em 1974. Durante algum tempo, Lucy, essa Australopithecus afarensis, foi tida como nossa Eva. Mais recentemente, uma equipe liderada pelo paleontólogo Yohannes Haile-Selassie, da Universidade da Califórnia, encontrou restos de indivíduos que viveram nessa mesma região da África, também há 3,2 milhões de anos. A novidade é que esses foram classificados como sendo de uma subespécie primitiva, batizada de Ardipithecus ramidus kadabba.

Fonte: Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/qual-e-o-fossil-humano-mais-antigo/. Acesso em: 07 out.2016.

 

Analisando o grau de preservação em que o fóssil é encontrado (intacto, com rachaduras ou camadas perdidas), pode-se inferir o período pelo qual o osso ficou exposto ao "tempo" antes de ser soterrado, sendo a duração máxima de um osso exposto na superfície, de no máximo 20 anos.

 

A partir das informações acima e considerando seus estudos sobre Paleontologia, responda ao questionamento a seguir: refere-se ao processo genericamente chamado de fossilização, o qual estuda as alterações químicas e físicas sofridas, desde o momento em que o animal foi soterrado, até a sua coleta, já como estruturas fossilizadas ?




  • carbonificação.

  • concreção.

  • incrustação.

  • diagênese.

  • recristalização.