PALEONTOLOGIA


Isótopo radioativo

Um isótopo radioativo é um elemento capaz de emitir radiação. Ele também recebe o nome de radioisótopo, e é muito empregado atualmente na Ciência e na Medicina. Na prática, os isótopos radioativos servem como marcadores e fontes de energia. Por sua vasta utilização nas pesquisas de Biologia, Medicina, Física e Química, o isótopo radioativo tem sido amplamente empregado pelo homem. Hoje, o elemento também está presente no desenvolvimento de tecnologias para a indústria e, até mesmo, para a agricultura.

Os isótopos radioativos são, basicamente, átomos que contam com diferentes números de nêutrons. Eles podem emitir raios alfa, beta e gama.

Fonte: Disponível em: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=is%C3%B3topos+radiativos. Acesso em: 08 out.2016.

Existem na natureza, elementos químicos que são estáveis como, por exemplo, o oxigênio. Este elemento possui três isótopos (elementos químicos com o mesmo número de prótons, mas com número de nêutrons diferentes). Outros elementos têm a tendência de se transformarem em outro elemento mais estável, sendo estes, os chamados isótopos radiativos. Nesta transformação, chamada de decaimento radiativo uma quantidade de radiação é emitida, liberando calor. Este processo que acontece de forma lenta e constante é chamado de:




  • princípio da superposição.

  • meia-vida.

  • âmbar.

  • correlação fóssil.

  • estratigrafia.