ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA


Verificar se a viga biapoiada de madeira dicotiledônea C20 atende ao requisito de segurança quanto ao Estado Limite Último (ELU) de cisalhamento, determinando a relação entre os valores de cálculo da tensão de cisalhamento solicitante de cálculo (τd) e da resistência ao cisalhamento longitudinal da madeira (fv0,d). A viga possui vão entre apoios (L) de 4,00 m e seção transversal retangular 12 cm × 24 cm. O travamento é realizado nos apoios da viga (L1 = L). Considerar classe de carregamento de longa duração, classe de umidade 3 e madeira serrada de 2ª categoria. Na construção não há predominância de pesos de equipamentos fixos, nem de elevadas concentrações de pessoas. O carregamento vertical uniformemente distribuído (q), atuante na viga, ocorre conforme as seguintes ações características:

Peso próprio + demais pesos fixos:              qg,k = 1,85 kN/m  (grande variabilidade)
Sobrecarga (carga acidental):                       qq,k = 3,30 kN/m

Considerar, ainda, que a viga é solicitada desfavoravelmente por força concentrada (P) de 1 kN, no meio do vão, conforme indicado na figura a seguir. Essa força concentrada é uma ação permanente de grande variabilidade.

Observação: Adotar a resistência ao cisalhamento paralelo às fibras da madeira (fv0,d) em função de sua resistência à compressão também paralela às fibras (fc0,d), conforme indicado nas fórmulas a seguir. A fórmula da tensão de cisalhamento de cálculo (τd) em seções transversais retangulares também é indicada.




  • τd/fv0,d  = 1,231. A verificação de cisalhamento não é atendida e o dimensionamento deve ser revisto.

  • τd/fv0,d  = 0,774. A verificação de cisalhamento é atendida.

  • τd/fv0,d  = 1,022. A verificação de cisalhamento não é atendida e o dimensionamento deve ser revisto.

  • τd/fv0,d  = 0,535. A verificação de cisalhamento é atendida.

  • τd/fv0,d  = 0,931. A verificação de cisalhamento é atendida.