A FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL NO SÉCULO XX
O início dos anos 30 do século XX foi marcado por uma crise interna das oligarquias do poder que resultou no processo que se denominou como “Revolução de 30”.
A Revolução de 1930, em que assumiu a presidência da República o gaúcho Getúlio Dornelles Vargas (1883-1954), inaugurou um longo e turbulento período histórico de reformas, levantes, repressões, contrareformas e tentativas de superação da condição de país “atrasado”, “subdesenvolvido”, “periférico” e “dependente”, termos se tornaram correntes em momentos sucessivos. Carlos Guilherme Mota (MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008., p.639)
O que pode ser dito sobre essa fase de nossa história política que se inicia com a Revolução de 30? Assinale a alternativa correta: