DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE
Ao realizar um processo de diagnóstico de uma dada realidade, o investigador deve definir qual o método a ser utilizado a partir da definição cuidadosa do seu objetivo. A maioria dos autores aponta para a impossibilidade de um único método responder à diversidade e complexidade dos fenômenos e processos sociais no campo da saúde. Uma proposta é a triangulação de métodos, onde um grupo (multidisciplinar ou não), estabelece uma interação por meio do diálogo e discussão crítica, promovendo o compartilhamento das informações e conhecimentos obtidos por diferentes métodos e, se necessário, por diferentes disciplinas, estabelecendo uma interlocução científica com outras pessoas e outras áreas.
Assinale como verdadeira (V), entre as afirmativas abaixo, aquelas que apontam aspectos que devem ser observados quando se propõe a utilização da triangulação de métodos. Assinale como falsa (F) aquelas que não se relacionam a esse tema. Em seguida, escolha a alternativa que representa a sequência correta de V e F...
( ) A atuação deve ser interdisciplinar, de preferência. Buscar incluir pontos sócio antropológicos e epidemiológicos do problema em estudo.
( ) Durante o desenvolvimento do diagnóstico, os investigadores devem estar atentos à execução de todas as etapas teóricas e metodológicas que compõem o processo de pesquisa.
( ) Identificar e buscar compreender as questões que demandam intervenção, de forma que o conhecimento produzido possa atender à necessidade de oferecer uma análise que ajuste-se à ação social.
( ) Na área da saúde não é relevante a atuação interdisciplinar e a conjunção de métodos para desvendamento da realidade social pode prejudicar intervenções que se façam necessárias.
( ) A solidez teórica e a relevância dos estudos sociais é indiferente pois todos já sabem quais são os problemas que afligem as comunidades. O que falta é vontade de enfrenta-los.
Escolha a alternativa abaixo que indique a sequência CORRETA quanto à avaliação das afirmações anteriores...