DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE


Tanto a epidemiologia como as ciências sociais, em sua vertente qualitativa, têm muito a contribuir na construção do conhecimento sobre os fenômenos saúde/doença, vida/morte. No campo da saúde, não é possível separar a teoria da prática e a compreensão desses fenômenos está profundamente imbricada na implementação da atenção à saúde dos grupos sociais.
A organização do sistema de saúde enfrenta dificuldades suscitadas em um contexto cultural e socioeconômico, de onde emergem epidemias, mantêm-se endemias e surgem doenças próprias da modernidade e da pós-modernidade. 

Frente a essa complexidade e, considerando o texto do Capítulo sobre Metodologias de pesquisa cientifica, é correto afirmar que...

 




  • c)    O Diagnóstico social em saúde deve utilizar opções que busquem a interação como caminho ideal. O exercício de integração metodológica permitirá a compreensão mais ampla da realidade, permitindo identificar discordâncias, confluências, levantar dúvidas, a partir de uma discussão interativa e intersubjetiva na construção e análise dos dados.

  • e)    Para que um Diagnóstico social em saúde seja útil às equipes que atuam em uma determinada localidade ele deve ser descritivo e apresentar os dados quantificáveis dessa população.

  • a)    O Diagnóstico social em saúde deve apresentar a visão técnica da equipe pois os profissionais de saúde é que estão qualificados para identificar quais situações dentro de uma comunidade são importantes e como devem ser enfrentadas.

  • d)    O Diagnóstico social em saúde precisa produzir informações que sejam quantificáveis para serem representativas da realidade local.

  • b)    O Diagnóstico social em saúde deve apresentar estudos de abordagem quantitativa porque são mais rápidos e passiveis de comprovação cientifica.