DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE


Em nossos estudos identificamos que cada método de pesquisa necessita de técnicas e de instrumentos operativos que devem ser utilizados para responder às indagações da investigação. Nas pesquisas qualitativas as principais técnicas utilizadas são: a entrevista; a pesquisa em grupo e a observação participante.

Utilize os números de 1 a 3 para identificar o tipo de técnicas descritas nas afirmações abaixo, da seguinte forma: se elas se referem à ENTREVISTA, identifique-a com o número 1; se elas se referem à PESQUISA EM GRUPO identifique-a com o número 2 e, finalmente, se elas se referem à OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE identifique-a com o número 3.

(  ) essa técnica é utilizada para obter informações, aprofundando a interação entre os participantes com a finalidade de gerar consenso ou mesmo esclarecer divergências. 
(  ) a aplicação dessa técnica permite, além da construção de opiniões e atitudes a partir da interação entre os indivíduos, observar as comunicações não verbais permitindo obter mais informações sobre a realidade.
(  ) nessa técnica o investigador é introduzido em determinada situação social, registrando os eventos vivenciados em um instrumento denominado ‘diário de campo’. Essa modalidade permite a percepção de situações e fenômenos variados que não seriam obtidos por meio de outras técnicas.
(  ) é uma técnica privilegiada de comunicação sendo a estratégia mais usada no trabalho de campo. Constitui em uma conversa a dois, ou entre diversos interlocutores, dirigida à construção de informações sobre o problema em estudo, abordando o tema pertinente ao objetivo do pesquisador.
(  ) são especialmente importantes na obtenção de dados referentes ao indivíduo, construindo informações a partir de suas reflexões sobre a realidade que vivencia. Esses são dados chamados subjetivos e que só podem ser conseguidos com a contribuição da pessoa.


A seguir, escolha a alternativa abaixo que representa a sequência correta quanto à avaliação das afirmações anteriores:
 




  • d)    3; 2; 3; 1; 2

  • e)    1; 2; 1; 1; 3

  • a)    1; 2; 3; 1; 1

  • b)    2; 2; 3; 1; 1

  • c)    1; 2; 1; 3; 1