DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE


A entrevista é uma técnica privilegiada de comunicação sendo a estratégia mais usada no trabalho de campo, nas abordagens qualitativas. Permite o acesso à fala, que é seu material principal, mas também à percepção de elementos presentes nas relações e práticas do cotidiano da sociedade ou grupo observado. 
A entrevista pode ser estruturada, semiestruturada ou aberta. O roteiro é o instrumento construído pelo pesquisador para atender às especificidades da aplicação de cada uma dessas técnicas de entrevista.
 

Considerando o texto estudado, identifique abaixo, com a letra ‘V’, as afirmativas que são corretas quanto às características da entrevista aberta e, identifique com a letra ‘F’ as afirmativas que não expressam conceitos verdadeiros sobre essa técnica.


(  ) o roteiro, nesse tipo de entrevista, é pré-estabelecido e destina-se a obter respostas dos informantes às perguntas formuladas pelo investigador. As perguntas são chamadas de ‘fechadas’ por que apresentam opções de resposta e o informante deve escolher uma das alternativas. 
(  ) nesse tipo de entrevista,  muito utilizada nas pesquisas qualitativas, as perguntas, quando são feitas, procuram aprofundar as reflexões acerca de considerações expressas pelo informante. 
(  ) o roteiro, nesse tipo de pesquisa, pode parecer simples de preparar mas exige elaboração previa, de forma que as questões levantadas devem permitir o delineamento do objeto em estudo contribuindo para trazer à tona a visão, os juízos e a relevância dada pelo entrevistado aos fatos investigados. 
(  ) nessa modalidade de entrevista o pesquisador deve memorizar o roteiro e a conversa deve ser conduzida com uma escuta ativa da fala dos atores sociais envolvidos, estimulando-os a explicitar seus pontos de vista de forma mais abrangente e profunda. 
(  ) essa técnica de entrevista utiliza-se de roteiros contendo questões fechadas e abertas sobre a situação em estudo. Dessa forma, a pessoa entrevistada tem liberdade para falar sobre outros assuntos que vão surgindo à medida que se desenvolve o tema central.
 

A seguir, escolha a alternativa abaixo que indique a sequência correta quanto à avaliação das afirmações anteriores:
 




  • a)    V; V; V; F; V

  • d)    V; V; F; V; V

  • b)    F; F; V; V; V

  • c)    V; V; F; F; V

  • e)    F; V; V; V; F