DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE


Por meio das teorias marxistas, utilizando-se do materialismo histórico dialético, diversos autores desenvolveram estudos, produzindo uma visão crítica em relação às correntes positivistas e fenomenológicas. 
Esses estudos demonstravam que, frente ao poder econômico, os avanços científicos e o desenvolvimentismo não repercutiram na melhoria de saúde das sociedades e que, a organização dos serviços de saúde conservava a inversão das necessidades. Assim, na impossibilidade de derrubar de imediato o modo capitalista de produção por meio de uma revolução socialista, caberia às vanguardas marxistas procurar assegurar, dentro do Estado burguês, um mínimo de direitos para as camadas populares. 

Considerando o exposto acima, analise as afirmações que se seguem e assinale como verdadeira (V), aquelas que, apontam repercussões da ideologia marxista no campo da saúde, em seguida, assinale como falsa (F) aquelas que não se relacionam à concepção marxista. Logo após, escolha a alternativa que representa a sequência CORRETA de V e F...
 

(  ) Assim como por meio da análise espacial do local é possível perceber as contradições inerentes ao modo de produção e a todas as relações subjacentes à forma de organização do trabalho, através da análise de como o Estado organiza as políticas públicas de saúde pode se chegar ao todo social e à compreensão da realidade social. 
(  ) Alguns autores marxistas realizam uma crítica à atuação do Estado, apontando que ao mesmo tempo em que atua no combate da desigualdade e garante direitos aos trabalhadores, esse mesmo Estado mantém o regime social que impossibilita a completa autonomia e emancipação das classes populares. 
(  ) Na América Latina, a partir da década de 70 do século XX, a abordagem marxista assumiu o caráter de posição ideológica e política, no campo da área da saúde, repercutindo nos movimentos sociais pela universalização do direito à saúde e sendo por eles influenciadas. 
(  ) As análises de orientação marxista, indicando que a piora das condições de vida de coletividades aglomeradas nas cidades, exigia respostas mais satisfatórias que aquelas dadas pela definição unicausal-biológica das doenças, promoveu a abertura do campo de estudo sobre a área da saúde para as ciências políticas e outras áreas de ciências sociais, como a educação, nutrição, serviço social, junto com a sociologia e a antropologia. 
(  ) No Brasil, a influência das abordagens marxistas promoveu uma crescente consciência na sociedade, da saúde como um bem inegociável, sobretudo das classes trabalhadoras urbanas. Esses movimentos culminaram com as manifestações da emergente Saúde Coletiva na VIII Conferência Nacional de Saúde de 1986 e, posteriormente, no capítulo dos Direitos Sociais na Constituição de 1988, passando a saúde a ser um direito dos cidadãos e dever do Estado.

Escolha abaixo a alternativa que representa a sequência correta de V e F...
 




  • a)    V, V, V, F, F 

  • e)    V, V, V, V, V

  • c)    V, V, F, F, F 

  • d)    F, V, V, V, F

  • b)    V, V, F, V, V