DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE


A racionalidade cientifica tem como base o rigor das leis da física e da matemática. Entretanto, os próprios avanços ocorridos no campo das ciências propiciaram o questionamento das leis que constituíam suas bases. Destacam-se os avanços do conhecimento na física, com a Teoria da Relatividade de Einstein e o Princípio da Incerteza desenvolvido por Heisemberg. Estes, juntamente com os avanços na matemática com os teoremas da incompletude e sobre a impossibilidade, desenvolvidos por Godel, demonstraram que a totalidade do real não se reduz à soma das partes em que a dividimos para observar e, que nem todos os fenômenos observados, mesmo nas ditas ciências naturais, é passível de ser medido.
 
Considerando a importância e a influência dos eventos acima relatados, para os estudos sobre o Diagnostico Social em Saúde, identifique as acertivas a seguir com V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA...


(  ) A constatação de que o rigor da matemática poderia ser questionado deu forças às correntes de pensamento que não admitiam que os fenômenos sociais pudessem ser avaliados por medidas quantitativas, pois essas não os explicavam.
( ) Esses conhecimentos permitem questionar o determinismo mecanicista indicando que a totalidade do real não se reduz à soma das partes em que a dividimos para observar e medir. Dessa forma, se a sociedade não pode ser vista como uma máquina, como defendem as correntes positivistas é necessário, mais do que avaliar quantitativamente seus problemas, compreender essa sociedade para identificar como seus segmentos interagem e como surgem os problemas que ela enfrenta. 
( ) Essas descobertas, ocorridas no século XIX, reforçam a credibilidade dos conhecimentos produzidos por meio do rigor das ciências e representam a luta contra todas as formas de dogmatismo e de autoridade que derivavam da Igreja e da nobreza. 
(  ) Com os avanços dos conhecimentos nos campos da física e da matemática, principalmente, acreditava-se que assim como descobriram-se as leis da natureza seria razoável crer que descobrir-se-ia também as leis que regem a sociedade. 
(  ) O questionamento do rigor das leis da física e da matemática mostram que não existem conflitos na realidade social e que o processos de mudanças sociais são apenas ‘disfunções’ que são absorvidos pelo sistema em um movimento de adaptação para manutenção do ‘statu quo’.

Escolha abaixo a alternativa abaixo que representa a sequência CORRETA de V e F...
 




  • c)    V, V, V, V, F

  • d)    F, V, V, V, V

  • b)    V, V, F, F, F 

  • a)    V, V, V, F, F 

  • e)    V, V, F, V, V