DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE


O termo Paradigma é utilizado para indicar um modelo ou padrão a ser seguido. Em relação a investigações cientificas chamamos de paradigmas as concepções teóricas pelas quais nos orientamos ao definirmos nossas opções metodológicas. Nesse capítulo lemos que, desde o século XVI, o paradigma da racionalidade cientifica tornou-se predominante. Essa predominância, ou hegemonia, teve diversas repercussões.

Identifique com a letra ‘V’ as afirmativas abaixo que expressam algumas das repercussões da hegemonia da racionalidade cientifica. Utilize a letra ‘F’ para indicar aquelas que NÃO ESTÃO RELACIONADAS ao paradigma da racionalidade científica. Em seguida, escolha a alternativa CORRETA...
 

(   ) O desenvolvimento do paradigma da racionalidade cientifico está associado, principalmente, aos avanços ocorridos na Biologia, Química e Física no século XVI, por meio da construção do método científico.
(   ) O modelo de racionalidade que preside a ciência moderna constituiu-se a partir da revolução científica, crescendo nos séculos seguintes nos domínios das ciências naturais e expandindo-se às ciências sociais no século XIX. 
(  ) O paradigma da racionalidade cientifica tende a superar distinções muito presentes na atualidade, como a dicotomia entre natureza e cultura; mente e matéria; subjetivo e objetivo; coletivo e individual.
(   ) O rigor da racionalidade científica fez com que o senso comum e os chamados estudos humanísticos, passassem a ser considerados como conhecimento não-científico e portanto irracional.
(   ) O paradigma da racionalidade cientifica, construído dentro de um contexto social, influenciou o surgimento, nas ciências sociais, de correntes de pensamento que são conhecidas como 'Positivistas’.
(   ) Esse racionalismo influenciou a forma de produção do conhecimento determinando a crença de que o mundo é regido por leis imutáveis e de que todos os fenômenos do mundo poderiam ser quantificados. 
 

Escolha abaixo a alternativa  que indique a sequência correta quanto à avaliação das afirmações anteriores:
 




  • e)    V; V; F; V; V; V

  • d)    F; V; V; V; V; V

  • a)    V; V; V; F; F; V

  • b)    V; V; F; F; F; V

  • c)    V; V; V; V; V; V