DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE


De acordo com a leitura do texto “Diagnóstico Social em Saúde” analise as afirmativas abaixo indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, identifique a alternativa que representa a sequência CORRETA...

(  ) Quando o assunto é conhecer as situações-problema de uma comunidade, surge o desafio de compreendê-la a partir da subjetividade dos atores sociais. Para isso, dar voz e oportunidades de expressão aos moradores locais facilita o entendimento das diversas explicações da realidade construída pelos distintos atores sociais.
(  ) o diagnóstico social em saúde busca conhecer as necessidades de uma população, com o objetivo de elaborar estratégias que garantam, minimamente, a justiça social, a qual apresenta uma relação estreita com o princípio da equidade (oferta de atendimento conforme as necessidades identificadas). 
(  ) o  diagnóstico participativo deve envolver os atores sociais residentes na comunidade, sendo utilizado para fazer o levantamento da realidade local, incluindo a identificação dos principais problemas nas áreas: social, econômica, cultural, ambiental, físico-territorial, político-institucional e da saúde.
(  ) Na relação entre diagnóstico participativo e redução das iniquidades em saúde buscam-se práticas de empoderamento das condições sociais e de saúde, possibilitando a distribuição de direitos e deveres entre Estado e sociedade.
(   ) o  diagnóstico participativo deve ser realizado de forma isenta de parcialidade e, portanto, sem envolvimento de outros atores sociais, dentre eles a população.

Assinale abaixo a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: 
 




  • a)    V; V; V; V; V.

  • d)    V; V; V; V; F.

  • c)    V; V; V; F; V.

  • e)    V; V; F; V; V.

  • b)    V; F; V; V; V.