ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO LOGÍSTICA


Uma empresa que está no mercado há quase quinze anos e que, durante esse tempo, vem atuando localmente e atendendo com agilidade seus clientes, é atualmente composta por quatro funcionários que se revezam nas diferentes tarefas do dia a dia. O diretor dessa empresa decidiu expandir sua área de atuação e quer implementar novos cargos e setores para suportar o aumento no volume de trabalho.

 

Com base nessa situação e nos conceitos que fundamentam a gestão de pessoas, avalie as afirmações a seguir.

 

I. Antes de tomar qualquer decisão, o diretor deve realizar um diagnóstico organizacional que inclua os pontos fortes e fracos da empresa, além das ameaças e oportunidades existentes.

II. O diretor deve estar atento a possíveis promoções internas de pessoas que não estejam de fato preparadas para as novas atribuições, o que ocorre quando os critérios de desempenho são obscuros ou por questões de urgência.

III. O diretor estará atuando de forma adequada para atingir os objetivos se planejar seu quadro de pessoal com base na descrição de cargos e respectivas atividades, ou baseandose em competências organizacionais e individuais.

IV. Para um planejamento de recursos humanos eficaz, o diretor deve dispor de um adequado Sistema de Informação Gerencial (SIG), ou seja, de um conjunto de bancos de dados interligados que permitam armazenar e oferecer informações necessárias aos vários processos desenvolvidos no departamento de recursos humanos da empresa.

 

É correto o que se afirma em:

 




  • I e II, apenas

  • III e IV, apenas

  • II, III e IV, apenas

  • I, apenas

  • I, II, III e IV