ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO LOGÍSTICA


O posicionamento mercadológico com base em capacitação logística pode ter impactos substanciais nas margens de lucros, principalmente quando o valor agregado pela logística é relevante. No entanto, garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente, não é uma tarefa trivial se o objetivo é alta eficiência. Adicionar valor ao produto por meio da logística de distribuição pressupõe atender às expectativas de clientes ao menor custo possível. E esses esforços se estendem às relações interempresariais, ao longo de toda a cadeia de suprimento, até se chegar ao consumidor final.

FLEURY, P. F.; LAVALLE, C. R. Avaliação do serviço de distribuição física: a relação entre a indústria de bens de consumo e o comércio atacadista e varejista. Gestão e Produção, v. 4, n. 2, 1997 (adaptado).

 

Considerando esse contexto e as relações comerciais entre empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Diante das mudanças que vêm ocorrendo no ambiente econômico, verifica-se a tendência de se continuar privilegiando o serviço ao cliente.

PORQUE

II. Com o aumento da competitividade, que impulsiona a demanda de melhores serviços pelos clientes, as empresas estabelecem como um de seus objetivos principais a melhoria nos prazos de reposição dos estoques.

 




  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I

  • As asserções I e II são proposições falsas

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa