ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO LOGÍSTICA


Uma empresa fornecedora de serviços relativos à administração de materiais possui infraestrutura adequada para receber, armazenar, manusear, separar, conferir e expedir produtos, com rastreabilidade e excelente qualidade de atendimento para seus clientes, que compartilham o mesmo condomínio empresarial. Ela apresenta como principais características: armazéns dedicados e multiclientes; mais de 5 000 posições de paletes e estruturas de armazenagem flexíveis – porta-paletes convencional, drive-in, push-back, cantilever, estrutura cabideiro, flow-racks, mezaninos – ajustadas à necessidade dos clientes e dos itens. Porém, há alguns aspectos que geram limitações no seu processo operacional interno, tais como trânsito bidirecional, alto índice de turn over, turno único de serviço, não utilização de cross-docking, aproveitamento parcial da capacidade do palete.

Constatou-se que, nessa empresa, a taxa de utilização referente à capacidade operacional de armazenagem dos produtos estava em torno de 90% da capacidade total estimada no projeto inicial e que o mercado apontava para um crescimento médio de até 20% nos próximos 2 anos.

 

Considerando ações imediatas de curto prazo que seriam suficientes para atender a nova demanda projetada no que se refere à capacidade de armazenagem dessa empresa, avalie as afirmações a seguir.

 

I. Uma ação possível para atender a nova demanda seria a implementação de novo layout, aumentando em até 4% a capacidade de movimentação.

II. A otimização da utilização dos paletes representa ação para atender a nova demanda, resultando em aumento da capacidade de armazenagem em, no mínimo, 6%.

III. Uma ação no sentido de se atender a demanda é a aquisição de novos equipamentos de movimentação, resultando em redução do tempo de transporte interno em, no mínimo, 4%.

IV. Implementar atividades de cross-docking constitui ação para atender à demanda, resultando em redução de 9% nos itens armazenáveis.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 




  • I e IV

  • II e IV

  • I e III

  • II, III e IV

  • I, II e III