ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO LOGÍSTICA


Com a concorrência internacional, a gestão da cadeia de suprimentos global vem tornando-se uma tarefa cada vez mais complexa e difícil de gerenciar do que uma cadeia de suprimento doméstica. A logística internacional contempla regras de comércio exterior e questões financeiras específicas de outros países, ao passo que a cadeia de suprimentos doméstica trata de projetos em um único país. Na cadeia de suprimentos global, a preocupação não é avaliar os custos e os lucros de uma única organização, mas os de todos os envolvidos nessa gestão — tarefa importante no planejamento estratégico das organizações.

BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimento – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).

 

Considerando essas informações bem como as ações necessárias ao planejamento de uma cadeia de suprimentos global voltada para a comercialização de produtos, avalie as afirmações a seguir.

I. Selecionar, em novos países, instalações adequadas as etapas de produção e de distribuição de produtos é importante no planejamento da referida cadeia, porque isso contribui para minimizar custos na aquisição de matérias-primas para a confecção do produto.

II. No planejamento de uma cadeia de suprimentos global, devem ser selecionadas para fechamento as instalações já existentes em países onde os recursos de mão de obra vem se tornando escassos.

III. Escolher fornecedores que ofereçam melhor qualidade e preço justo em produtos fabricados e armazenados é essencial a esse planejamento.

IV. A seleção de rotas pelas quais os produtos devem passar para chegar ao seu destino final é uma ação necessária ao planejamento de uma cadeia de suprimentos global, visto que tal medida diminui o lead time do transporte e os custos.

 

É correto o que se afirma em:

 




  • I, III e IV, apenas

  • I, II e IV, apenas

  • I, II e III, apenas

  • II, III e IV, apenas

  • I, II, III e IV