ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO LOGÍSTICA
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
II. Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
III. O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em: