A REINVENÇÃO DO BRASIL NO SÉCULO XIX


Leia com atenção:

Em 1870, alguns dos elementos mais radicais do extinto Partido Progressista organizaram no Rio de Janeiro o Partido Republicano. Em seu manifesto podem-se ler, ao lado da pregação federalista contra a centralização imperial, princípios do liberalismo clássico como representação política, direitos e liberdades individuais. Organizados no Rio de Janeiro, suas propostas refletiram as preocupações de intelectuais e profissionais liberais. Os republicanos do Rio de Janeiro não conseguiriam, contudo, constituir um partido sólido. (LINHARES, Maria Yedda (org.) História Geral do Brasil. RJ: Editora Campus, 1996, p. 209)

O que se pode dizer sobre as demais manifestações do republicanismo brasileiro ao final do séc. XIX? Assinale a alternativa correta:




  • Partido Republicano Amazonense (PRA) – Fundado pelos maiores empresários da extração de borracha.

  • Partido Republicano Paulista (PRP) – Apesar de ser constituído por profissionais liberais, a presença de proprietários rurais era também expressiva.

  • Partido Republicano Pernambucano (PRP) – Composto por membros da elite canavieira descendente de holandeses.

  • Partido Republicano Mineiro (PRM) – Formado, sobretudo, por grandes famílias mineradoras de Vila Rica.

  • Partido Republicano Rio-grandense (PRR) – Formado, majoritariamente, por militares influenciados pelo socialismo utópico de Jules Michelet.