O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NAS AMÉRICAS


A colonização inglesa na América do Norte não seguiu, desde o início, um padrão rígido de controle e administração como ocorreu nas colônias espanholas. As diferentes características das regiões coloniais (norte, centro e sul) e as crises internas da Inglaterra contribuíram para que as colônias adquirissem certa autonomia. A postura da metrópole inglesa em relação às Treze Colônias começou a mudar a partir do século XVIII, principalmente porque:




  • a Revolução Industrial supriu a falta de matérias primas na Inglaterra, permitindo aos colonos da América do Norte ficarem livres para realizar o comércio triangular e intercolonial.

  • a instauração de uma monarquia parlamentar e a Revolução Industrial garantiram estabilidade política e econômica à Inglaterra, que passou a explorar de forma mais efetiva as colônias.

  • a Inglaterra estabeleceu acordos de paz com os indígenas, permitindo aos colonos expandirem de forma amistosa os territórios a oeste das Treze Colônias.

  • os acordos políticos estabelecidos com a Espanha permitiu à Inglaterra importar para suas colônias o mesmo modelo de administração utilizado nas colônias ibéricas.

  • a França deu apoio econômico à Inglaterra, facilitando sua relação com as colônias e ampliando a exploração comercial.