A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS


Leia com atenção a citação abaixo:

 

"Sem colonização não há uma boa conquista e, se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas. Portanto, o lema do conquistador deve ser colonizar." (GÓMARA, Francisco López de. Historia General de las Indias. Madrid, 1852. p.181.)


Com base nas palavras do historiador espanhol e considerando o processo de conquista e colonização da América Espanhola, é correto afirmar que: 




  • A colonização da América foi uma ação militar-religiosa que buscou expulsar da Espanha toda a escória da sociedade, tendo em vista a migração maciça de súditos espanhóis para dominar a terra.

  • Para os espanhóis, que menosprezavam a condição de nobreza, a ausência de mão-de-obra para trabalhar a terra não foi um obstáculo à colonização.

  • A “boa conquista”, para o autor, limitava-se a assaltar, a saquear e a tomar posse de objetos fáceis de transportar, como ouro, prata e pedras preciosas.

     

  • A conquista espiritual e territorial da América só foi possível a partir da implantação de uma rigorosa empresa colonial, que passou a controlar a vida econômica, social e ideológica das sociedades hispano-americanas.

  • A superioridade numérica de armamentos e a experiência tática dos espanhóis permitiram uma conquista pacífica e sem traumas.