ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA


O sistema endócrino, por meio da produção de hormônios, juntamente com a atuação do sistema neural, faz a coordenação do nosso corpo, colocando em harmonia as suas partes, relacionando uma às as outras, de maneira regular.

Os hormônios são substâncias químicas que atuam, em pequenas quantidades, na regulação de diversas funções fisiológicas. Sua secreção é controlada pelo sistema nervoso, que fornece informações sobre o meio externo. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, atua na coordenação e regulação das funções corporais.

 

A respeito da endocrinologia dos vertebrados, analise as afirmativas abaixo:

 

I. Entre os invertebrados, a ação de hormônios ocorre apenas nos artrópodes e moluscos, sendo que nos grupos anteriores, a ação dessas substâncias químicas não é efetiva devido à pouca complexidade organizacional desses seres.

II. Assim como os vertebrados, os invertebrados também possuem feromônios, que são sinais químicos utilizados principalmente para a sinalização sexual.

III. Comparativamente, todos os hormônios de vertebrados e invertebrados possuem em ambos a mesma composição química e efeitos. Isto quer dizer que o uso de hormônios para promover crescimento e diferenciação sexual em peixes, pode afetar os insetos aquáticos.

IV. A endorfina e a insulina são exemplos de hormônios que podem ser encontrados tanto em vertebrados quanto em invertebrados.

 

Estão CORRETAS as alternativas contidas em:




  • II e IV, apenas.

  • I, II e III, apenas.

  • II e III, apenas.

  • III e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.