HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A chance de ter um diploma de graduação aumentou quase quatro vezes para a população negra nas últimas décadas no Brasil. Depois de mais de 15 anos desde as primeiras experiências de ações afirmativas no ensino superior, o percentual de pretos e pardos que concluíram a graduação cresceu de 2,2%, em 2000, para 9,3% em 2017. Apesar do crescimento, os negros ainda não alcançaram o índice de brancos diplomados. Entre a população branca, a proporção atual é de 22% de graduados, o que representa pouco mais do que o dobro dos brancos diplomados no ano 2000, quando o índice era de 9,3%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(Disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista)
Com base nas informações destacadas sobre o ingresso e a conclusão do ensino superior entre brancos e negros, julgue os itens a seguir.
I Embora os dados estatísticos revelem um significativo crescimento no ingresso de jovens negros na Universidade, o acesso e a conslusão do ensino superior no Brasil é marcado por uma clara desigualdade racial.
II As políticas de reparações e ações afirmativas voltadas para a educação de jovens negros têm alcançado êxito na igualdade de condições e garantia de ingresso, permanência e sucesso dessa população no ensino superior.
III Os dados apresentados no texto demonstram que as políticas de reparações e ações afirmativas voltadas para a educação superior dos negros reforçam os estereótipos e a existência de uma estrutura social excludente e discriminatória.
Está CORRETO o que se afirma em: