SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

Por que as ferramentas e os métodos de gestão da qualidade são importantes para a empresa

Estamos vivendo um período de transformação. Fatores como novas exigências dos mercados consumidores, antigos desequilíbrios de demandas da sociedade, globalização, aumento da competitividade, evolução tecnológica e disputa por recursos escassos, têm exigido mudanças significativas no modo de gerir as organizações. Com a globalização, os clientes, agora com uma variedade maior de opções, começaram a escolher mais, em função, principalmente, da relação qualidade-preço dos produtos e serviços oferecidos, que gerou competitividade entre as empresas. Nas últimas décadas, as organizações têm buscado, ao longo do tempo, a melhoria dos seus processos e resultados, o que está diretamente relacionada com a gestão de qualidade. O desejo de qualquer organização é a sobrevivência. As empresas são sistemas abertos, integrantes de ecossistemas complexos, que interagem e são dependentes. Para gerir estes sistemas é preciso planejar, organizar, controlar e dirigir os recursos de forma eficaz e eficiente, por meio de métodos e ferramentas adequadas [...] (FRANCISCO, 2011).

FRANCISCO, Leonardo. Por que as ferramentas e os métodos de gestão da qualidade são importantes para a empresa. In.: Site Administradores. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2020.

Considerando o contexto apresentado e sabendo que o método PDCA é uma ferramenta de melhoria contínua, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

I - Organizar as atividades e garantir que elas sejam executadas dentro dos prazos pré-estabelecidos e distribuí-las pelos responsáveis são tarefas fundamentais no processo de planejamento.

PORQUE

II – No ciclo PDCA a princípio, deve-se verificar, ou seja, identificar e analisar o problema, estabelecer metas e traçar um plano de ação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 




  • d. as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • e. as asserções I e II são proposições falsas.

  • b. as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • c. a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • a. a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.