SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL


A princípio, a preocupação com o meio ambiente mobilizou as Organizações Não Governamentais – ONGs. Com o tempo, porém, se tornou uma necessidade de saúde socioambiental, e mesmo econômica, tornando-se estratégica em negócios institucionais como da União Europeia, um bloco econômico.

“Até o Parlamento Europeu já criou seu próprio SGA. Foi assim que nasceu o EMAS (Eco Management and Audit Scheme) – como ficou conhecido o sistema de ecogestão e auditoria da União Europeia. No início ele só servia de modelo para o setor industrial. Com o tempo, o EMAS também virou referência para empresas de qualquer ramo”. (CURI, p. 59).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir:

I. É muito tranquilo para as empresas da UE adquirirem o selo EMAS. A facilitação ocorre para incentivar o comércio, por meio da utilização do selo eco, já que os clientes europeus são facilmente enganados.

II. O SGA europeu é bastante rigoroso tendo, por isso, servido de base para a ISO 14001. O EMAS, por exemplo, parte do princípio de que as empresas devem prevenir e não remediar a poluição.

III. Para adquirir o selo EMAS, uma das bases avaliativas está na participação de todos os departamentos da empresa, que devem se engajar para que a sustentabilidade realmente aconteça.

É correto o que se afirma em:




  • b. I, apenas.

  • a. II e III, apenas.

  • c. III, apenas.

  • e. I, II e III.

  • d. I e II, apenas.