COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS II


Considere as afirmativas sobre a logística do agronegócio e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:

 

(  ) O conceito de logística vem do grego Logistikós (aquele que sabe calcular racionalmente) e tem a visão de custo. Portanto a logística tem que ter uma abordagem sistêmica da origem até o destino final dos produtos, interna e externamente e está inserida na cadeia de suprimentos (“supply chain”), ou seja, matéria prima, insumo, produção, transporte, impostos, distribuição, fluxo de informação, burocracia, gargalos institucionais, e principalmente a eficiência gerencial;

 

(  ) Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, a movimentação e o armazenamento de materiais, peças e produtos acabados (GOMES; RIBEIRO, p. 8, 2004). Comprar bem significa ganhar vantagem competitiva em relação à qualidade e ao preço. A movimentação compreende a fase do transporte, que sempre é a fase da logística mais comentada: modais de transporte e é evidente a importancia do armazenamento.

 

(  ) As atividades de uma propriedade rural se limitam apenas ao plantio ou à produção pecuária, elas vão além, e demandam do empreendedor conhecimento sobre o caminho que o produto percorrerá, desde os insumos até a mesa do consumidor. Ou seja, o produtor, além das atividades diárias, deve realizar uma série de esforços para que seu produto chegue até o consumidor final, mantendo o sabor do alimento e boa aparência.

 

(  ) A propriedade rural está inserida em uma cadeia produtiva (supply chain) independente de empresas e outras organizações que interagem no processo produtivo, desde os insumos, passando pelo produtor até chegar na mesa do consumidor.

 

(  ) Assim, a logística tem a função de unir e manter a ligação entre todos esses importantes elos da cadeia do agronegócio brasileiro.

 




  • V, V, F, F, V.

  • V, V, V, V, V.

  • V, F, V, V, V.

  • V, V, V, F, F.

  • V, V, V, F, V.