ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA


As peças comprimidas medianamente esbeltas e esbeltas apresentam condições importantes a serem verificadas. Nas peças medianamente esbeltas, a resistência é afetada pela ocorrência de flambagem, incluindo os efeitos de imperfeições geométricas e da não linearidade do material. Nas peças esbeltas, o dimensionamento é feito como nas peças medianamente esbeltas, porém com a inclusão do efeito da fluência da madeira nos deslocamentos laterais da coluna, o qual se traduz em acréscimo do momento de projeto. Com as informações comentadas, podemos afirmar que:

( ) As peças medianamente esbeltas apresentam em suas condições de segurança a influência da tensão de compressão de cálculo devido ao esforço normal e a tensão de compressão de cálculo devido ao momento fletor.

( ) O esforço normal crítico não influência na determinação da tensão de compressão de cálculo devido ao momento fletor.

( ) A tensão de compressão devido ao momento fletor é calculada somente para o eixo de maior momento de inércia.

( ) Devido à fluência da madeira nas peças esbeltas, é necessário determinar a excentricidade inicial oriunda do momento fletor devido à carga permanente.




  • V, F, F, V.

  • V, F, V, V.

  • F, V, V, F.

  • V, V, F, V.

  • F, V, V, V.