FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana.

 

(ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. p. 124)

 

Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.




  • A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.

  • A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.

  • A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.

  • A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.

  • A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.