AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II


O tiristor de uso mais difundido é o SCR (Retificador Controlado de Silício), usualmente chamado simplesmente de tiristor. Outros componentes, no entanto, possuem basicamente a mesma estrutura: LASCR (SCR ativado por luz), TRIAC (tiristor triodo bidirecional), DIAC (tiristor diodo bidirecional), GTO (tiristor comutável pela porta), MCT (tiristor controlado por MOS).

(Disponível em:. Acesso em: 09 ago. 2016.)

 

Sobre o funcionamento dos tiristores base da eletrônica de potência nos retificadores, é correto afirmar:




  •  O tiristor é composto por uma Junção p-n, pode ser considerado um dos mais simples e dos mais importantes elementos eletrônicos.

  • O tiristor é um dispositivo semicondutor de quatro camadas, de estrutura PNPN, com três junções PN. Ele possui três terminais denominados de: ânodo, cátodo e gatilho.

  • O efeito do tiristor ocorre quando a junção coletor-base é polarizada reversamente e a junção base-emissor é polarizada diretamente. Uma pequena corrente de base é suficiente para estabelecer uma corrente entre os terminais de coletor-emissor.

  • Polarizando diretamente o tiristor tem a junção base-emissor e inversamente a junção base-coletor, a corrente de coletor passa a ser controlada pela corrente de base.

  • Os tiristores são componentes passivos, cuja função é armazenar certa quantidade de energia elétrica no campo magnético formado pela corrente alternada (CA).