FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Do latim cognoscere, que significa ato de conhecer, a palavra conhecimento designa o modo pelo qual o sujeito cognoscente (que conhece) se apropria de um objeto cognoscível (o que pode ser conhecido) e o representa mentalmente (LALANDE, 1999). Desse modo, o ato do conhecimento diz respeito à relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido, isto é, diz-se de um processo que envolve o sujeito conhecedor, com sua consciência, e um objeto, que pode ser a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos.
Tendo em conta os conceitos de sujeito e objeto e a relação entre eles no âmbito da produção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
I O objeto é algo fora da mente, mas é também a própria mente quando percebida como espaço de reconhecimento dos afetos, dos desejos e das ideias.
II O ato de conhecer ressalta a noção de homem irredutível, ou seja, de um sujeito que deve ser domínio positivo do saber e não pode ser objeto conhecimento.
III Ao mesmo tempo em que o homem é sujeito do conhecimento, ele é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação.
Está CORRETO o que se afirma em: