TEORIA DA LITERATURA: A NARRATIVA


Com base na ação do conto “O tesouro”, de Eça de Queirós, analise as afirmações que seguem:

I.  A referência ao "Reino das Astúrias" permite localizar a ação por volta do século IX, já que os árabes invadiram a península ibérica no século VIII (a ocupação iniciou-se em 711 e prolongou-se por vários anos, sem nunca ter sido concluída); por outro lado, no século X encontramos já constituído o Reino de Leão, que sucedeu ao das Astúrias.
II. A ação central inicia-se na noite de domingo e progride durante o dia. À medida que o dia se aproxima a tragédia vai se preparando. Quando tudo termina, com a morte sucessiva dos irmãos, o dia surge (Amanheceu...). 
III. A ação estende-se do inverno à primavera e o seu núcleo central concentra-se num dia, desde a manhã até à noite. A condensação de um tempo da história tão longo (presumivelmente três ou quatro meses) numa narrativa curta (conto) implica a utilização sistemática de sumários ou resumos (processo pelo qual o tempo do discurso é menor do que o tempo da história).
IV. Nos momentos mais significativos da ação (decisão de repartir o tesouro e partilha das chaves, bem como a argumentação de Rui para excluir Guanes da partilha) o tempo do discurso tende para a isocronia (igual duração do tempo da história e do tempo do discurso), sem no entanto a atingir.
V.  É possível também identificar no texto o processo de redução do tempo da história, que é a elipse (eliminação, do discurso, de períodos mais ou menos longos da história). A parte inicial da ação é localizada no inverno (...passavam eles as tardes desse Inverno...) e logo a seguir o narrador remete-nos para a primavera (Ora, na Primavera, por uma silenciosa manhã de domingo...).
VI. Quanto à ordenação dos acontecimentos, percebemos que as ações não seguem uma sequência linear, ou seja, o tempo é psicológico, com vários recuos no tempo, com o narrador abandonando a postura de observador e adotando uma focalização onisciente, para revelar o modo como Guanes tinha planejado o envenenamento dos irmãos, manifestando dessa forma a natureza traiçoeira do seu caráter.  

São CORRETAS as afirmações contidas em:




  • II, III, V, VI.

  • II, IV, VI.

  • III, IV, V, IV.

  • I, III, IV, V.

  • I, II, IV, VI.