TEORIA DA LITERATURA: A NARRATIVA
Com base na leitura do livro Memórias sentimentais de João Miramar, analise as afirmações que seguem:
I- Os capítulos são extremamente longos e servem para descrever detalhadamente a história de João Miramar, repleta de movimentos da memória do narrador. O capítulo 75 “Natal”, por exemplo, é composto por apenas uma frase: “Minha sogra ficou avó”.
II- A fragmentação do enredo parece ser a realização formal da personalidade do narrador repartida em inúmeros papéis, bem como um retrato de sua existência conduzido pelos acontecimentos mais que por vontade própria.
III- A personalidade plural se manifesta na mistura de registros presente em muitos trechos: “Napoleão que era um grande guerreiro que Maria da Glória conheceu em Pernambuco disse que o dia mais feliz da vida dele foi o dia em que fiz a minha primeira comunhão” [cap. 7, “Felicidade”]. Note-se que uma referência histórica universal – Napoleão – mistura-se a um dado pessoal – “minha primeira comunhão”.
IV- Parte dessa escrita pluralizada se deve à ruptura das fronteiras entre prosa e poesia. A aproximação dos dois gêneros se dá de diversas maneiras. Algumas mais evidentes, como o fato de alguns capítulos do livro serem escritos em versos, o capítulo 74, “Sal O May”, é uma exemplo. Outras, mais sutis, como o trabalho com comparações surpreendentes: “Destinos calmos como vacas quietavam nos campos de sol parado”. E efeitos sonoros: “o grilo / Triste tris-tris-triste”.
V- A linguagem do romance acompanha as novidades das vanguardas, com o uso frequente de neologismos e estrangeirismos, como “norteamericanizava” e “guardanapavam”. Nota-se ainda a ausência de pontuação regular.
São CORRETAS as afirmações contidas em: