CONTROLADORIA


O planejamento é compreendido como um processo lógico que auxilia o comportamento humano racional na consecução de atividades intencionais voltadas para o futuro. O processo de controle possibilita que as metas alcançadas sejam comparadas com as desejadas pela organização, decidindo assim se novas metas e objetivos devem ser formulados.

Para que aconteça essa interação entre planejamento e controle alguns elementos são essenciais, observe a figura “Modelo de planejamento e controle” e assinale a alternativa incorreta:


 




  • Controle e planejamento são processos integrados que afetam todos os aspectos das atividades operacionais, incluindo a determinação dos objetivos e o desenvolvimento de planos somente de curto prazo.

  • O controle exige a existência de uma estrutura organizacional que defina a responsabilidade de assegurar o desempenho de tarefas individuais.

  • O ciclo do controle mostra que sua origem são os objetivos da organização, com base nos quais os planos são desenvolvidos.

  • O problema do controle torna-se mais complexo na medida do porte da organização e da ocorrência de transações entre as várias divisões da firma.

  • O planejamento auxilia na determinação de quais produtos fabricar, as quantidades que devem ser produzidas e a que preços devem ser vendidos os produtos.