PALEONTOLOGIA


Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

O que são bacias sedimentares?

As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).

Bacias sedimentares e petróleo

Grande parte das jazidas de petróleo do mundo está em bacias sedimentares, pois ao longo de milhões de anos o material orgânico soterrado foi entrando em processo de decomposição, em função da ação de bactérias e da baixa quantidade de oxigênio, dando origem ao petróleo e ao gás natural.

Bacias sedimentares e carvão mineral

Em alguns casos, ocorreu o soterramento de florestas e matas. Nestas bacias sedimentares estes vegetais entraram, com o passar de milhares de anos, em processo de sedimentação, formando rochas sedimentares de origem fóssil (carvão mineral).

Fonte: Disponível em: http://www.suapesquisa.com/relevo/bacias_sedimentares.htm. Acesso em: 21 nov.2016.

Mais da metade do território nacional é constituído por bacias sedimentares, o que explica a importância paleontológica do Brasil, uma vez que a característica principal para a formação de fósseis é a deposição de sedimentos em restos e vestígios de animais (VIDE Figura). No Brasil, os fósseis mais antigos são oriundos de:




  • rochas magmáticas de idade Pré-cambriana.

  • rochas metamórficas do período Quaternário, época Pleistoceno.

  • rochas metamórficas de idade Pré-cambriana.

  • rochas metamórficas da época Holoceno.

  • rochas metamórficas do período Quaternário, época Holoceno.