HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL
No que tange ao processo de descolonização dos territórios africanos, é possível avaliar as afirmações a seguir como corretas ou erradas.
I. se não quisermos abandonar por completo o conceito de descolonização, é importante termos clareza que o processo de descolonização foi um produto dos movimentos nacionalistas africanos que encurralaram o colonialismo, obrigando-o a abrir mão daquilo que tinham tomado pela força.
II. Mesmo nos países em que não houve guerras de libertação nacional, os colonialistas foram obrigados a ceder pelas negociações políticas resultantes da pressão dos povos oprimidos.
III. Os ecos dos movimentos de libertação pressionaram as potências colonialistas para acelerarem o processo das independências, que procuraram atender “pacificamente” as reivindicações dos povos oprimidos, na medida em que elas tinham medo de que a luta anti-imperialista se transformasse em confrontos mais radicais.
IV. Liberalização do sistema colonial resultou muito mais de uma necessidade ou de uma impossibilidade, do que propriamente de uma escolha unilateral por parte de um poder metropolitano mais ou menos democrático, mais ou menos esclarecido.
É correto apenas o que se afirma em: