BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA


Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas relativas ao governo João Goulart, no que se refere à herança política dos governos anteriores e às diretrizes sociopolíticas que o caracterizou. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Um dos maiores problemas de Jango no governo foi a pesada crise financeira herdada dos governos anteriores. (crescimento dos índices de inflação que em 1961, alcançou a casa dos 45%.)

( ) No campo da educação, três questões demonstram a atmosfera do governo Jango nessa área: a discussão apaixonada com relação à escola pública, os programas de alfabetização de adultos pelos movimentos sociais, e o grande problema do ingresso ao ensino superior.

( ) Durante o governo Goulart, aconteceram programas, centrados na conscientização política e na mobilização social. Os Centros Populares de Cultura, Movimentos de Cultura Popular e Movimentos de Educação de Base, tinham a intenção de levar teatro, cinema, artes plásticas, literatura e outros bens culturais ao povo, ampliando o universo cultural dos segmentos populares brasileiros.

(  ) Baixo crescimento dos gastos federais em Saúde Pública, ficando limitados a gastos pontuais para certos malefícios que atingiam à população, não havendo uma política de planejamento de ações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




  • V; V; F; F

  • V; F; V; F

  • F; F; F; F

  • V; V; V; V

  • F; F; V; V