BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA


Leia com atenção:

 

"A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 69 Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum - e não militar - e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura." (Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014. às 12606.)

 

Qual foi o objetivo fundamental do atentado? Assinale a alternativa correta:




  • Evidenciar o apoio do governo à Guerrilha do Araguaia (grupo que defendia os interesses do Estado forte e reacionário).

  • Amedrontar os estudantes que ali estavam e que representavam a nova direita brasileira, ultra conservadora.

  • Afrontar uma passeata subversiva promovida pelo Partido Comunista Brasileiro e demais partidos de oposição.

  • Perturbar a comemoração do Dia do Trabalho (reuniu cerca de 20 mil pessoas) no Centro de Convenções da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

  • Assassinar artistas e intelectuais que apoiavam uma facção de militares dissidentes e que pretendiam a queda do presidente Figueiredo.